Psicoterapia um investimento convertido em autonomia
Quantas vezes você já se perguntou para que serve psicoterapia, ou popularmente conhecida como terapia.
O objetivo da psicoterapia é promover mudanças. E para isso acontecer, é fundamental o engajamento do próprio cliente. Explico o porquê do termo cliente e não paciente: Paciente nos remete aquela imagem de passivo, mero expectador, aquele que está "doente". E o cliente precisa ser ativo, desejar mudanças e abrir-nos as chaves da sua "casa interna" para que juntos possamos explorar os caminhos a fim de encontrar nele, meios para atingir as metas, maturação e autonomia.
Na psicoterapia o cliente vai se conhecendo profundamente, e somente com o autoconhecimento é capaz de detectar comportamentos indesejados, realizar escolhas importantes, saber lidar com conflitos externos e internos e de ser dono de si mesmo.
Problemas todos nós temos ao longo de nossa existência isto é fato. A diferença é: Você sabe como utilizar os recursos internos para reduzir os sofrimentos? Você sabe quem é? O que quer? Para aonde vai? Por que caminho seguir? O que gosta? O que não gosta? O que teme? Bem, estas perguntas embora possam parecer fáceis de responder é de extrema dificuldade para a maioria da população que se vê caminhando de uma obrigação a outra, com monstros internos e externos, problemas com relacionamentos afetivos, tédios constantes , ansiedades, depressões e sonhos engavetados.
A Psicoterapia desta forma, se torna um alicerce para enfrentar os dois mundos: O interno e o externo e assim, obter qualidade de vida e equilíbrio emocional.
